O que é Discalculia?

Bom dia, Este tema faz parte dos estudos que estamos fazendo nas aulas do professor de Psicologia. Amando as aulas!
O
que é Discalculia?
Algumas crianças, mesmo recebendo todo o conteúdo
necessário para se apropriar do conhecimento e do raciocínio matemático, podem
ter enormes dificuldades de entender o significado do número em nossa
sociedade. Compreender o que ele representa, quais suas diferentes funções e
relações com nosso cotidiano é um verdadeiro desafio para uma criança ou
um adolescente com Discalculia.
Muitos pais, ao relatarem o sofrimento de seu filho ou filha, comentam que
desde muito pequeno (a), ele (a) tinha muita dificuldade em memorizar números,
quantificar sua idade e relacionar o símbolo numérico às proporções e ao espaço
de tempo que havia entre uma atividade e outra. Estas confusões são comuns e
frequentes em pessoas que não conseguem pensar dentro de uma perspectiva numérica.
A Discalculia é um tipo de transtorno de aprendizagem caracterizada
por uma inabilidade ou incapacidade de pensar, refletir, avaliar ou raciocinar
processos ou tarefas que envolvam números ou conceitos matemáticos.
Percebe-se desde muito cedo, mas é na escola que todos os sinais e dificuldades
se expressam de maneira clara e explícita, pois as exigências são maiores e a
sequenciação de tarefas que envolvem aritmética e proporções passam a ser
rotineiras.
Em torno de 1% das crianças podem ter Discalculia e é comum que
tal condição seja geneticamente determinada tendo relatos parecidos num dos
pais ou em parentes próximos. Não podemos confundir Discalculia com insegurança
cultural que observamos na aprendizagem da matemática ou com má pedagogia por
não ocorrer a completa e/ou suficiente transmissão de conteúdos de acordo com a
idade e a escolaridade. A Discalculia
é um problema biológico e inato que nada tem a ver com aspectos
do ambiente afetando a capacidade da criança em aprender matemática. Estudos de
imagem e comparações realizadas entre indivíduos com Discalculia e indivíduos
não portadores do transtorno, mostram que os primeiros apresentam o sulco
intra-parietal menor. A dificuldade, por sua vez, ocorre por vários motivos:
incompreensão com a noção de quantidade associada à palavra ou conceito numérico;
dificuldade em usar a linguagem adequada para representar o número; problemas de
espacialidade e proporcionalidade em relação ao número correspondente; e pouca
aptidão para relacionar conceitos matemáticos (como por exemplo, relacionar
porcentagem com divisão e conseguir resolver processos que envolvem abstração e
representação mental).
A Discalculia pode, na avaliação neuropsicológica, ter déficits em algumas habilidades cognitivas, mas
sem comprometimento da inteligência ou do nível intelectual. Aliás, estas
crianças são muito inteligentes e capazes para a escola, mas surpreendentemente
não conseguem manter o mesmo padrão para as atividades matemáticas estejam elas
onde estiverem, na geografia ou nas ciências, nas artes ou na educação
física. O diagnóstico requer avaliação multidisciplinar com o
envolvimento de especialistas nas áreas de psicopedagogia, neuropsicologia e
neuropediatria. Não existem exames de imagem ou de laboratório para confirmar,
somente sendo concluído mediante testes e correlações com a evolução pedagógica
e seu comportamento com os números no cotidiano.
Quanto ao tratamento, não existem medicações, exceto quando há TDAH associado. Ademais, é baseado em
intervenção precoce, adaptação curricular e suporte psicopedagógico. A escola
deve compreender a dificuldade e fazer modificações no conteúdo, visando
facilitar a aprendizagem da matemática utilizando-se de materiais concretos
para ensiná-la. O apoio psicopedagógico ajudará a criança a entender sua
dificuldade e manejá-la da melhor forma possível incluindo estratégias
metacognitivas. Não existe “cura” para esta condição e o portador deverá
aprender a lidar com o transtorno.
Referência:
- https://neurosaber.com.br/o-que-e-discalculia/
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