Bem, este é o Teórico de nosso seminário na aula da Professora Rosa Maria, da Matéria de Psicologia II. Reuven Feuerstein Vida Reuven Feuerstein nasceu em Botosan (Romênia) em 1921, no seio de uma família judia muito sensível à cultura e à educação. Mostrou desde criança as suas qualidades: aos 3 anos já falava duas línguas e aos 8 ensinava o hebraico às crianças de sua comunidade. Quando em 1944 a Romênia foi ocupada, Feuerstein, que neste período ensinava em Bucareste numa escola para filhos de deportados, foi mandado para um campo de concentração. Afortunadamente conseguiu escapar e imigrou para Israel, onde se dedicou à educação dos adolescentes sobreviventes ao Holocausto. Tratava-se, a maior parte, de órfãos, pertencentes a diversas culturas, provindos de numerosos países europeus e africanos, que, devido às terríveis experiências vividas, apresentavam carências cognitivas muito semelhantes aos indivíduos com deficiência mental. Foi a partir dos estudos c...
Teoria do Pensador Carl Rogers! Seminário da aula do dia 31/10/2017... Carl Rogers e a Psicologia Humanista Carl Rogers nasceu em 1902 e faleceu em 1987. Foi um dos mais influentes psicólogos norte-americanos. Sua concepção da natureza humana possibilitou a criação de um método terapêutico que viria, mais tarde, influenciar sua visão de educação e a educadores. Inspirou-se no trabalho de John Dewey e Kilpatrick e foi influenciado também por princípios teológicos do liberalismo protestante. Ao descobrir sua vocação religiosa, ingressou em um seminário de Teologia, mas logo depois, desistiu de continuar porque lhe era exigido aderir a uma doutrina religiosa específica. Em 1969, publicou a obra “Liberdade para aprender”, na qual fica evidente que para ele, “a verdadeira aprendizagem é condicionada pela presença de certas atitudes positivas na relação pessoal que se instaura entre aquele que “facilita” a aprendizagem e aquele que aprende” (ROGERS, apud ZIMRING, 2010, p. 105-...
Bom dia, Nas ultimas aulas de psicologia estudamos temas relacionados a doenças que crianças tem que interferem diretamente em seu aprendizado na escola. Estas doenças estão relacionadas com a forma como elas aprendem e o processo que isso acontece em decorrência dos problemas ocasionados pelas patologias. Vou postar a descrição de cada uma aqui no blog. DISGRAFIA, DISCALCULIA, DISLEXIA . Obs: Em algumas situações é possível que elas se manifestem juntas em uma mesma criança. Aqui nesta postagem coloquei de forma direta e objetiva o a definição, características de uma dessas doenças e como lidar com ela passo a passo: DISGRAFIA. Como trabalhar com crianças com disgrafia? A sala de aula pode ser uma caixa de surpresas, considerando que cada aluno é único e tem possibilidades de apresentar uma característica, uma peculiaridade. Os transtornos de aprendizagem representam uma parcela considerável d...
Comentários
Postar um comentário